sexta-feira, janeiro 05, 2007

Pesquisa revela perfil turista que visita o Rio no Reveillon

O Instituto de Pesquisas e Estudos de Turismo da UniverCidade, a Secretaria Especial de Turismo da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Planet Work, com o apoio da Fundação Cesgranrio e auditoria do Ciret-Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, realizaram de 28 de dezembro de 2006 a 02 de janeiro de 2007, uma pesquisa com 1000 turistas estrangeiros, para obter o perfil do turista que visita a cidade do Rio de Janeiro, no Reveillon.
A pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner, respectivamente Diretor da Escola de Turismo e Hotelaria e Coordenador geral do Curso de Turismo da UniverCidade , apoiados por 40 alunos do curso, que fizeram a pesquisa em Copacabana, Ipanema,Centro,Catete, São Conrado, Barra e Flamengo.
Os resultados fazem parte do Cefeturb-Centro de Referência Turística do Brasil, um verdadeiro observatório turístico, criado no site Consultoria em Turismo (www.bayardboiteux.pro.br), hoje o maior banco de dados turísticos do país.
Dos 1000 entrevistados:
  • Sexo: 60% homens, 40% mulheres
  • Grau de instrução: 20% nível fundamental, 50%% nível médio, 30% nível superior
  • Transporte utilizado para chegar ao Rio:65% via aérea, 30% via marítima, 5% via rodoviária
  • Forma de hospedagem: 80% hotéis, 15% aptos de temporada, 5% casa de amigos
  • Freqüência da visita ao Rio: 80% vieram ao Rio pela primeira vez, 20% já vieram ao Rio pelo menos 1 vez
  • Intenção de voltar ao Rio: pretendem voltar - 95%, não pretendem - 5%
  • Permanência média no Rio: 03 a 07 dias - 80%, 08 a 12 dias - 11%, mais de 12 dias - 9%
  • Idade: de 17 a 27 anos - 25%, de 28 a 45 anos - 40%, de 46 a 65 anos - 20%, 60 anos e mais - 15%
  • Atrativo turístico que mais atraiu no Rio de Janeiro: 35% Pão de Açúcar, 30% Corcovado, 25% Floresta da Tijuca, 10% Jardim Botânico
  • Outras cidades visitadas durante a permanência no Brasil: 25% Paraty, 20% Buzios, 18% Recife, 14% Foz, 10% Manaus, 6% Florianopolis, 4% Fortaleza, 3% Petropolis
  • Procedência dos turistas: 30% Norte americanos, 20% portugueses, 16% alemães, 14% italianos, 9% franceses, 4% argentinos, 3% espanhois, 2% russos, 2% chilenos
  • Pontos positivos: 35% qualidade na prestação de serviço, 20% preços competitivos, 17% limpeza da cidade, 15% segurança nas áreas turisticas, 13% diversidade cultural
  • Pontos negativos: 35% População de rua, 20% Falta de informação turistica, 17% taxi, 12% comércio ambulante, 10% guias de turismo, 6% diversão noturna
  • Hábito de viajar: sozinho - 40%, com a família - 35%, com amigos - 25%
  • Gasto médio por dia: até USD 80,00 - 30%, entre 90,00/150,00 -50%, mais de 160,00 - 20%
  • Organização da Viagem: 65% por conta própria, 35% através de uma agência de viagens.