sexta-feira, dezembro 29, 2006

"Praias com dobro dos resíduos" no Norte de Portugal

De acordo com o Jornal de Notícias, "As praias de Vila do Conde a sul do rio Ave apresentaram, segundo os resultados do programa europeu Coastwatch, o 'dobro dos resíduos encontrados no ano passado'. Em 10 quilómetros de praia foram encontradas perto de cinco mil embalagens e 27 pneus, entre outros resíduos.
A Associação dos Amigos do Mindelo, responsável pelo troço entre Labruge e o rio Ave, trabalhou com a Associação Onda Verde, coordenadora regional. Este ano, o levantamento dos resíduos foi feito pelos participantes no encontro de Ecoclubes, realizado em Vairão entre os dias 18 e 20 deste mês. Os resultados apontaram outros 'sinais preocupantes', nomeadamente 'o agravamento da erosão costeira, a intensificação da construção no litoral e a poluição das linhas de água'.
O programa Coastwatch consiste na caracterização ambiental da faixa costeira na época pós-balnear. A informação foi recolhida em questionários, preenchidos no terreno por cada 500 metros de costa.
Foram ainda encontrados vários animais mortos. Três aves, vários peixes e três golfinhos. A Associação fez análises aos nitratos, na saída de águas pluviais na praia de Mindelo, na ribeira de Silvares e na ribeira da Varziela, cujos resultados foram de aproximadamente 100 mg/L NO3, que representa 'o dobro do valor recomendado para águas de rega e sinal de forte poluição de origem doméstica e agrícola'.
Os Amigos do Mindelo vão retomar as limpezas das praias, através do contributo de voluntários, a partir de Janeiro próximo. As actividades contam com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde." (As hiperligações foram acrescentadas)