segunda-feira, janeiro 01, 2007

"EUA: cartões de crédito e e-mails de passageiros europeus sob análise"

Segundo o Público Última Hora, "Os passageiros europeus de aviões para os Estados Unidos poderão ver as transacções efectuadas com cartão de crédito ou os seus endereços de correio electrónico analisados pelas autoridades norte-americanas, noticia hoje o diário britânico 'The Daily Telegraph'.
No âmbito de um novo acordo entre os EUA e a União Europeia, estabelecido em Outubro, as autoridades norte-americanas podem verificar as transacções efectuadas com cartão de crédito dos passageiros europeus, caso estes tenham utilizado aquele meio de pagamento para a compra do bilhete de avião.
Da mesma forma, os passageiros que tenham fornecido à companhia aérea um endereço de correio electrónico poderão ver as mensagens enviadas ou recebidas analisadas pelas autoridades.
'As companhias aéreas estão obrigadas a conformar-se com estas regras, caso pretendam continuar a voar e as exigências são claramente explicadas aos passageiros', adiantou ao diário britânico um porta-voz do departamento norte-americano de Segurança Interna.
No início de Outubro, os EUA e a União Europeia concluíram um acordo sobre a partilha de informações dos passageiros aéreos, que permite às agências norte-americanas de luta contra o terrorismo, como o FBI, terem acesso a dados mais alargados sobre quem viaja para o seu país." (As hiperligações foram acrescentadas)