sábado, novembro 25, 2006

Pesquisa com empresários de Turismo

A Escola de Turismo e Hospitalidade da UniverCidade e a Fundação Cesgranrio realizaram no mês de outubro, uma pesquisa com empresários de turismo, para avaliar o grau de satisfação com a política para o Turismo na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é avaliar como o empresariado pode contribuir para a melhoria dos serviços envolvidos com o mercado do Turismo, seja direto ou indiretamente. A pesquisa teve apoio metodológico do CIRET - (Centro internacional de pesquisas e estudos do Turismo), com sede em Aix en Provence, na França.
A pesquisa foi coordenada pelo diretor da Escola de Turismo e hospitalidade, Professor Bayard Boiteux e pelo coordenador geral do curso de Turismo da UniverCidade, Professor Maurício Werner , com o apoio de 05 alunos e faz parte do Cepetur - o Centro de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade, que busca informações, através de suas pesquisas, para orientar as políticas públicas e privadas do setor.

RESULTADO DA PESQUISA
TOTAL DE ENTREVISTADOS 200 EMPRESÁRIOS
PESQUISA REALIZADA NO MÊS DE OUTUBRO DE 2006.
Seguem os resultados:
Dos 200 pesquisados
Sexo: 45% Feminino / 55% Masculino
Atuação: 40% Hoteleiros / 30% Agentes de Viagens / 15% Organizadores de Eventos / 15% Transportadores
Cargo: 50% Diretores / 40% Gerentes Gerais / 10% Gerentes Setoriais
Pontos Negativos: 30% Falta de integração Município/Estado/União / 25% Segurança / 15% Falta de incentivos fiscais / 10% Promoção turística reduzida / 5% Ausência de calendário de eventos
Pontos Positivos: 40% Posicionamento estratégico das associações de classe / 30% Gestão profissional dos órgãos oficiais / 20% Criação de novos equipamentos turísticos (Cidade do samba e Centro de convenções) / 10% Melhoria na capacitação turística.