terça-feira, novembro 21, 2006

Pão de Açucar e Cocovado são aprovados por turistas

A Escola de Turismo e Hospitalidade da UniverCidade e a Planet Work realizaram no mês de setembro, uma pesquisa no Pão de Açucar e Corcovado, para avaliar o perfil do turista que visita aqueles atrativos, como os mesmos os avaliam e que sugestões fazem para aprimorá-los. Segundo Bayard Boiteux, que dirige a Escola, nosso objetivo é avaliar todos os principais ícones do turismo carioca e começamos pelo Pão de Açucar e Corcovado, por serem a cara do Rio Turistico.
A pesquisa teve o apoio da Fundação Cesgranrio e da Secretaria de Turismo do Rio e contou com auditoria do CIRET - o centro internacional de pesquisas e estudos do Turismo, com sede em Aix en Provence, na França.
Coordenada pelos professores Selma Azevedo e Ana Claudia Paraense, foi supervisionada pelo professor Ricardo Oliveira, que coordena o Cepetur - o Centro de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade e pelo Professor Mauricio Werner, coordenador do curso de Turismo.
Dos 200 turistas pesquisados no Corcovado, 52% eram do sexo feminino, 48% do sexo masculino / 60% tinham graduação, 37% nível fundamental ou médio e 3% pós graduação / 59% solteiros e 41% casados / 60% brasileiros, 40% estrangeiros / 40% chegou ao Corcovado de onibus de turismo, 20% de taxi, 27% de carro, 10% de onibus urbano, e 3% através de outros meios.
Quanto a avaliação dos serviços, 56% avaliou como muito bom o serviço do guiche de vendas e embarque, 25% como ótimo, 16% como regular e apenas 1% como insuficiente.
A sinalização do Corcovado foi avaliada como boa por 52% e ótima por 30%. A segurança foi considerada boa por 47%, ótima por 20% e regular por 25%. A infraestrutura (banheiros, lanchonete e informações) foi considerada boa por 55% e ótima por 40% dos entrevistados.
As sugestões foram: 32% sugeriu exposição fotografica com história cidade/Corcovado, 18% um restaurante temático,15% a apresentação de um show, sendo que 96% pretende retornar ao Corcovado e 100% recomenda o Corcovado, como experiência turística, na cidade.
No tocante ao Pão de Açucar, dos 200 entrevistados, 45% do sexo feminino, 55% do sexo masculino / 18% tem ensino médio, 43 % superior / 78% casados, 22% solteiros / 35% entre 36 e 45 anos, 23% entre 46 e 55 anos / sendo que todos os entrevistados foram turistas estrangeiros, 35% europeus, 40% norte-americanos, 15% australianos e 10% sul americanos. A maior parte ou seja 37% chegou ao local de onibus de turismo, embora 30% tenham chegado de ônibus urbano e 10% de táxi.
O atendimento no guichê e no embarque foi considerado bom por 42%, e ótimo por 15%, sendo que a sinalização foi tida como boa por 48%, ótima por 16% mas regular por 24%. A limpeza foi considerada boa por 44%, ótima por 18% mas regular por 32%.
A infraestrutura de apoio (banheiros, lanchonetes e informações) foi avaliada como boa por 42% e ótima, por 39%.
Como sugestões, 55%. pedem uma exposição de fotografias sobre a história do Pão de Açucar e da Cidade, 38% um restaurante temático e 29% uma livraria.
Dos entrevistados, 98./. recomendará o Pão de Açucar a seus amigos e 78% pretende retornar.
O professor Bayard Boiteux considera os resultados satisfatórios e entende que ambos atrativos atendem as expectativas dos consumidores e acredita que as sugestões podem ser levadas em consideração, para um aprimoramento dos atrativos.
A pesquisa foi desenvolvida por 100 alunos, na disciplina Estágio De Pesquisas em Turismo, obrigatória para a conclusão do Curso de Turismo, segundo Mauricio Werner, que informou que a Floresta da Tijuca, será o próximo atrativo a ser avaliado.