sábado, novembro 25, 2006

Em Lisboa, "Aeroporto entre os mais pontuais"

De acordo com o Jornal de Notícias de hoje, "O aeroporto da Portela, em Lisboa, registou atrasos em 28,8% das partidas no terceiro trimestre do ano, situando-se na décima posição da lista de 27 aeroportos cuja pontualidade é analisada pela Associação Europeia de Companhias Aéreas (AEA).
De acordo com os dados ontem divulgados pela AEA, as principais razões da falta de pontualidade nas partidas do aeroporto de Lisboa devem-se a atrasos nas chegadas (12,8 %) e a problemas de controlo de tráfego e no próprio aeroporto, nomeadamente slots de partida indisponíveis (11,1%), seguindo-se as operações de handling (2,9 %).
Em média, os 27 aeroportos analisados registaram atrasos nas partidas de 25,1%, piorando em relação aos 22,1% registados no mesmo período de 2005.
Os aeroportos europeus que registam maiores atrasos são os londrinos de Gatwick, com 47,5% dos voos afectados, Heathrow, seguidos por Roma, Barcelona e Madrid. O aeroporto de Dusseldorf é o que regista menores atrasos (em 16,4%), seguindo-se Oslo, Viena e Estocolmo.
Nas chegadas, o aeroporto de Lisboa registou atrasos em 30,8% dos voos entre Julho e Setembro.
A AEA considera atrasos uma demora superior a 15 minutos entre a hora prevista e a hora real de partida ou chegada de um voo." (A hiperligação foi acrescentada)