sexta-feira, novembro 03, 2006

"Carne estragada à venda na Feira de Santarém"

Nos termos de um artigo da jornalista Cláudia Lima da Costa, constante do PortugalDiário, "A Agência de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, esta quinta-feira, 184 quilos de produtos avariados e 146 quilos de produtos por outras infracções, na Feira Nacional de Gastronomia de Santarém.
Na operação de fiscalização a ASAE instaurou três processos-crime por 'carne avariada'. Num dos casos foram encontrados dois lotes de carne estragada dentro de um frigorífico e noutra situação foi encontrada, dentro de uma arca, carne com data de validade de 2005.
Foram ainda instaurados mais dois processos de contra-ordenação por falta de rotulagem, falta de requisitos, falta de asseio e higiene e falta de formação dos manipuladores.

Comerciante exaltado obriga a chamar PSP ao local
Um dos comerciantes do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém não gostou da visita dos inspectores da ASAE e enervou-se provocando alguma confusão. A PSP foi chamada ao local apenas por prevenção.
'Não existiram agressões e o operador não foi detido. Muitas vezes os comerciantes ficam nervosos e não vêem com bons olhos as inspecções da ASAE. A polícia é chamada quando há suspeita de que a ordem pública possa ser alterada. Mas neste caso não aconteceu', adiantou ao PortugalDiário fonte da ASAE.A ASAE esteve presente, em Junho, no Festival de Santarém, a pedido da organização, para dar formação aos operadores. 'A fiscalização não era do conhecimento dos operadores, no entanto, era expectável', adiantou a mesma fonte" (As hiperligações foram acrescentadas)