terça-feira, outubro 31, 2006

"ARPT's em debate na Assembleia da República"

Também no Publituris, o jornalista Ângelo Delgado relata que " A Assembleia da República foi o palco do primeiro balanço das Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT's).
A apresentação dos oradores do colóquio ficou a cargo do presidente da Sub-comissão de Turismo da Assembleia Geral da República, Mendes Bota, que fez, primeiramente, uma breve análise e resumo do papel das ARPT's no turismo português nos últimos anos.
De seguida, o presidente do Instituto do Turismo de Portugal (ITP), Luís Patrão, fez uma retrospectiva da promoção das ARPT's dos últimos três anos, para depois perspectivar os três seguintes. Entre algumas ideias de relevo, destacam-se os sete objectivos macro para o modelo de promoção.
O vice-presidente da Confederação de Turismo Português (CTP), Miguel Paredes Alves, fez, de seguida, uma análise ao tema, visto da perspectiva da confederação. Na sua apresentação, o dirigente fez referência à situação anterior, aos objectivos, ao envolvimento do CTP, resultados positivos e negativos e o que falta fazer, no que respeita à promoção das ARPT's.
Miguel Sousinha, presidente da Associação Nacional das Regiões de Turismo (ANRET), fez referência à importância da promoção turística para o país, salientando que 'cabe ao Estado melhorar este sector'.
Vítor Costa, director-geral do Turismo de Lisboa (ATL) e o presidente da Agência Regional para a Promoção do Turismo no Centro, Pedro Machado, fizeram, respectivamente, a apresentação das visões destes destinos tendo em conta a promoção turística, bem como das dificuldades de execução do modelo de contratualização turística para o sector."