segunda-feira, outubro 30, 2006

Ministérios de Turismo do Mercosul vão promover o bloco no Japão

Dar um novo impulso ao Projeto de Promoção Conjunta do Mercosul no Japão. Essa foi a proposta dos representantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai ao anunciarem que o projeto contará com investimentos dos países-membros do bloco a partir de 2008. O anúncio foi feito nesta terça (24) durante a III Reunião de Ministros de Estado de Turismo do Mercosul, em Angra dos Reis (RJ). Atualmente, o financiamento é da Agência Japonesa de Cooperação Internacional.
Os Ministros decidiram dar prosseguimento ao projeto, que começou em 2004, depois de analisarem dados que indicam excelentes resultados da parceria: 89 mil japoneses visitaram os quatro países no ano passado, deixando recursos da ordem de US$ 234 milhões na região. Para o Ministro do Turismo do Brasil, Walfrido dos Mares Guia, os resultados do projeto justificam o investimento. “Os resultados são excelentes para todos os países, por isso vamos trabalhar para constituir um fundo comum para gerir os custos do Mercosul no Japão”, afirmou o ministro.
Outra decisão importante dos ministros foi a criação de um fundo comum dos países-membros do bloco para investimento em pontos de fronteiras, com o objetivo de solucionar dificuldades no fluxo de pessoas na região. O grupo decidiu também pela realização, no primeiro semestre de 2007, da primeira edição do Seminário Internacional de Turismo de Fronteiras (Frontur) fora do Brasil. Será em Buenos Aires, na Argentina.
Para os ministros, a entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul deve dar novo impulso aos projetos de Turismo no âmbito do bloco internacional. Técnicos dos quatro países continuam em Angra dos Reis, por mais dois dias, participando da XLII Reunião Especializada em Turismo do Mercosul. Eles darão andamentos aos temas levantados durante o encontro dos ministros e discutirão outros assuntos relacionados ao setor.