terça-feira, outubro 10, 2006

"Turistas portugueses intoxicados" na República Dominicana

Como dá conta a jornalista Patrícia Pires no PortugalDiário, "Quando partiram rumo à República Dominicana para uma semana de férias, um grupo de 250 portugueses não imaginava que alguns iam ser 'atacados' por um parasita chamado 'Ameba'.
Um dos turistas que não foi afectado contou ao PortugalDiário que alguns portugueses foram internados e dezenas tiveram de receber tratamento médico devido a problemas gástricos, que provocaram diarreias, cólicas, vómitos e desmaios.
O PortugalDiário tentou contactar a agência responsável pela viagem, a Soltur, mas tal foi impossível até à publicação desta notícia. No entanto, fonte do hotel onde os portugueses estavam instalados confirmou o caso. 'Alguns hóspedes sentiram-se mal e quatro foram internados. Segundo os médicos, foi detectado um parasita conhecido por Ameba e que pode ser encontrado na fruta ou nos legumes', explicou. 'Os hóspedes que estiveram internados tiveram alta e estão a ser medicados. Tal como os restantes turistas que precisaram de atendimento médico. Hoje é o último dia do grupo no hotel, mas os clínicos garantiram que estão em condições de viajar, apesar de poder demorar uns dias até que a situação esteja normalizada', garantiu a mesma fonte.
O turista que contactou o PortugalDiário, e preferiu manter o anonimato, queixou-se ainda da 'proposta de ressarcimento' apresentada pelo hotel e pela agência de viagem: 'Uma semana num Hotel cadeia dos Bahia Principe sem incluir voo e numa época baixa'. O turista considera esta oferta 'injusta, já que o voo representa um acréscimo substancial no valor da viagem'. 'No papel que nos foi dado a assinar era imposto ilibarmos o Hotel e a Soltur de qualquer responsabilidade. Não podíamos sequer relatar o caso à imprensa', acrescentou.
A oferta da semana de férias foi confirmada pelo hotel onde aconteceu o imprevisto: 'Foi feita essa oferta e mantém-se. Têm direito a uma semana num dos nossos complexos turísticos'. Os portugueses têm chegada marcada a Lisboa esta madrugada."