terça-feira, outubro 10, 2006

"Tour Vin em Portugal"

De acordo com o Jornal de Notícias de hoje, "O projecto turístico que une três regiões europeias produtoras de vinho, designado por TourVin, vai ser sinalizado em Portugal, nos espaços que dele fazem parte, com 380 placas indicativas.
Em Portugal, apenas a região Norte faz parte do TourVin, com duas rotas a dos vinhos Verdes e a do vinho do Porto. As duas estão ligadas às regiões da Aquitânia (França) e da Rioja (Espanha).
Para os visitantes poderem seguir os itinerários em Portugal, as 380 placas serão colocadas nas estradas nacionais e municipais. Na Rota dos Vinhos Verdes há oito percursos possíveis, ligando as montanhas do interior com o litoral. No vinho do Porto, a rota tem seis percursos ao longo da paisagem classificada como Património da Humanidade.
O projecto de sinalização das duas regiões representa um investimento de 700 mil euros, mas inclui a profissionalização de operadores turísticos, a definição de políticas de acolhimento e de cartas de qualidade, bem como o fomento da cooperação turística, nomeadamente, através da criação de itinerários, segundo um comunicado comum da Comissão Regional dos Vinhos Verdes e do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto." (As hiperligações foram acrescentadas)