quinta-feira, setembro 21, 2006

"União Europeia deveria ter uma entidade reguladora aérea única"

Nos termos de um artigo da jornalista Inês Baptista, constante do Publituris de hoje, "O espaço aéreo europeu deve ser uniformizado, segundo um molde único de regras e normas a seguir pelas companhias aéreas. Quem o defende é Ultrich Schulte-Strathaus, secretário-geral da AEA (Associação Europeia de Aviação) perante o comissário europeu para a aviação, Barrot.
A ideia defendida pelo responsável da AEA é que os custos comportados pelas companhias aéreas tendem a agravar-se na situação actual, em que cada transportadora é regulada de acordo com o defendido nacionalmente. Dando o exemplo do que acontece nos Estados Unidos da América, onde existe uma entidade aérea única, o ideal seria optar pela uniformização de normas.
'As nossas companhias aéreas trabalham para disponibilizar um voo seguro, directo e confortável do destino A para o B' afirmou ontem Strathaus, aquando da Conferência 'O Futuro da Regulação Aérea', realizado em Bruxelas.
'Temos um mercado único europeu para 25 estados-membro. Dispomos hoje de entidades reguladoras ao nível regional, nacional e europeia mas o que precisamos efectivamente é de uma entidade que congregue todas num espaço aéreo único', defendeu." (As hiperligações foram acrescentadas)