quinta-feira, setembro 21, 2006

"Lista de artigos interditos nas bagagens de mão divulgada até Dezembro"

Também de acordo com o Opção Turismo, "A Organização Internacional da Avião Civil (OACI) anunciou quarta-feira que vai publicar até Dezembro uma lista de artigos interditos nas bagagens de mão nos voos comerciais.
Um grupo de peritos da organização reuniu-se a semana passada para discutir os riscos ligados aos explosivos líquidos que podem ser eventualmente transportados a bordo de aviões, após as autoridades britânicas terem abortado, em Agosto, vários atentados terroristas que visavam explodir vários aviões com destino aos Estados Unidos.
Durante a reunião, os peritos da OACI não chegaram a acordo sobre a elaboração de uma lista de artigos interditos, mas comprometeram-se a anunciá-la nos dois próximos meses.
A publicação de uma lista com artigos interditos é uma questão complexa que inclui a polícia, tecnologias de explosivos, avaliação de material de detecção, formação de pessoas, logística e considerações comerciais. Desde de Agosto, vários países interditaram o transporte de líquidos, como gel de banho ou gel, na bagagem de mão." (As hiperligações foram acrescentadas)