quarta-feira, setembro 20, 2006

MTur continua na luta para prevenir a exploração de crianças e adolescentes

Desde julho deste ano o Ministério do Turismo está com uma ação que reforça seu compromisso na prevenção à exploração de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Por meio do Programa Turismo Sustentável & Infância (TSI), o MTur cumpre o desafio de levar para 25 cidades de 21 estados brasileiros uma série de seminários de sensibilização. As próximas oficinas vão acontecer ainda este mês no Maranhão (21/09), Piauí (21 em Teresina e 22/09 em Parnaíba), Amapá (21 e 22/09), Bahia (25 e 26/09), Rondônia (25/09), Alagoas (25 e 26/09), Sergipe (28 e 29/09), Rio Grande do Norte (28 e 29/09) e Paraná (28/09).
Em parceria com a Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET-UnB) e membros da Câmara Temática TSI do Conselho Nacional de Turismo, como a Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureau e o Senac, o MTur busca mostrar como o turismo pode proteger crianças e adolescentes da exploração sexual e a importância do engajamento dos integrantes da cadeia produtiva do turismo nessa missão. “Só dessa forma será possível evitar a exploração e estimular a denúncia aos órgãos competentes. Porém, antes, essas pessoas precisam ser orientadas para saber como agir ao constatar situações de risco e a quais órgãos recorrer”, diz Sidney Costa, coordenador-geral do TSI do Ministério do Turismo.
Mais de 40 mil trabalhadores que integram a cadeia produtiva do turismo – meios de hospedagem, bares, restaurantes, setores de alimentos e bebidas, agências, operadoras e o setor receptivo – estão participando dos seminários ministrados por uma equipe de seis palestrantes treinados (os facilitadores) pela Universidade de Brasília (UNB). Temas como Turismo e Desenvolvimento; Turismo e Sustentabilidade; Turismo e Infância; Conheça a Legislação; Defender é Lei; Jogos de Simulação; Prevenção; Proteção e Como Denunciar fazem parte do conteúdo, complementado com cartilhas, vídeos, dinâmicas de grupo e jogos de simulação.
“Com os seminários, o MTur busca sensibilizar a sociedade, fazendo com que ela entenda que para garantir a permanência do Brasil como destino turístico é preciso proteger crianças e adolescentes da exploração sexual. É preciso dialogar com a cadeia produtiva do turismo, para que aqueles que trabalham no setor abracem a causa como forma de garantir a sustentabilidade dos seus próprios negócios”, diz Sidney Costa.
Desde sua criação, em 2003, o Ministério do Turismo dedica atenção especial ao tema da exploração sexual de crianças e adolescentes por meio do Programa Turismo Sustentável e Infância. São realizadas campanhas de mobilização, conscientização, sensibilização e qualificação para integrantes do setor turístico.
Além das ações realizadas por meio do TSI, o MTur trabalha em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SEDH). Dessa forma, ajuda a divulgar, nas peças publicitárias de suas campanhas, o Disque 100, número específico para denúncias contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, executado pela SEDH. Assim ocorreu na campanha do Carnaval 2006, por exemplo, cujo tema foi Unidos Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente – Entre para este bloco.
Durante o III Encontro do Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável também haverá eventos relacionados ao tema. São eles: a II Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Turismo da América do Sul para a Prevenção da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o III Seminário Turismo Sustentável e Infância, exposição de fotos cujo tema é Turismo que protege, e o I Seminários Extra-Territorialidade e Legislação sobre Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes.