segunda-feira, setembro 18, 2006

Fóruns estaduais contribuem para resultados positivos do turismo brasileiro

“Os resultados positivos do turismo brasileiro conquistados nos últimos três anos muito se devem à participação dos fóruns e conselhos estaduais na gestão descentralizada do Ministério do Turismo. Não houve um só estado que não teve avanços no turismo conquistados por meio não só das ações do MTur, mas da participação efetiva dos fóruns”, comemora o secretário nacional de Políticas do Turismo, Airton Pereira durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur) promovida hoje, em Brasília, pelo Ministério do Turismo.
O Condetur tem como objetivos propor diretrizes, oferecer subsídios e contribuir para a formulação e implementação da Política de Turismo do Distrito Federal, sempre visando o desenvolvimento e a promoção da atividade turística da região com sustentabilidade ambiental, social e cultural.
Durante o encontro, foram analisados os resultados obtidos a partir das experiências vivenciadas pelos fóruns e conselhos estaduais com o objetivo de obter subsídios para a elaboração do Manual de Referência para Fóruns/Conselhos Estaduais. “Queremos que os participantes dos fóruns analisem as políticas que foram desenvolvidas até aqui para que eles sejam capazes de dizer quais devem continuar e o que deve mudar. Estamos discutindo uma metodologia de gestão público-privada no turismo, avaliando o que deu certo para poder exigir a continuidade das ações” enfatizou Anya Ribeiro, diretora do Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo.
O manual, que será referendado por todos durante o próximo Congresso da Associação Brasileira de Agências de Viagens, em outubro de 2006, servirá como referência para o aprimoramento das entidades já existentes e para que os agentes que representam os diversos segmentos do turismo de cada região possam criar suas próprias representações. “O documento não é um modelo único para todos, mas um modelo de funcionamento institucional que leva em conta o nível diferenciado de capacitação técnica e gerencial de cada estado. O que fazemos é oferecer apoio para que cada um dos fóruns e conselhos tenha capacidade de avançar nos próximos quatro anos, independentemente das mudanças no setor público, ou do estímulo deste ou daquele governante”, disse o secretário.
Os fóruns e conselhos, constituídos por entidades públicas e privadas do setor e por representantes da sociedade civil, fazem parte da estratégia do Ministério do Turismo para viabilizar as metas do Plano Nacional de Turismo (PNT). Implantados em 2003, nos 26 estados e no Distrito Federal, eles cumprem um papel fundamental na operacionalização da política do turismo. Além disso, constituem um canal de ligação entre o Governo Federal e os estados em busca da inserção dos destinos turísticos no processo de organização e integração do setor.
Programação - As próximas reuniões dos fóruns e conselhos serão realizadas em Campo Grande (19/09), João Pessoa (20/09), Natal (21/09), Maceió (22/09), Recife (25/09), Rio de Janeiro (27/09), São Paulo (28/09) e Vitória (29/09). Ainda serão agendadas reuniões no Pará e em Sergipe.