sábado, setembro 02, 2006

"Parcerias no turismo para aumentar oferta"

Segundo o Jornal de Notícias de hoje, "O novo presidente da Região de Turismo do Centro, Pedro Machado, que, ontem, tomou posse em Lisboa, quer estabelecer parcerias com juntas de turismo de concelhos próximos para 'aumentar' a oferta e 'apostar' na região.
Pedro Machado, que falava à Imprensa no final da cerimónia da tomada de posse, presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, defendeu que 'existem juntas de turismo confinantes ao Centro que se podem aglutinar , no âmbito de um trabalho prévio'. Dando o exemplo de Buçaco, Anadia, Curia e Serra da Estrela, o presidente da Região de Turismo do Centro destacou a existência de 'uma comunhão muito grande entre a Serra da Estrela e a região Centro eles fazem a neve, nós fazemos a praia', sublinhando que pode mesmo ser traçada 'uma estratégia comum'.
O Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE) prevê a redução das actuais 19 regiões de turismo em Portugal, por isso, Pedro Machado defendeu que 'pela sua dimensão a Região Centro não pode ser comparada com juntas de turismo de pequena dimensão na altura de racionalizar os meios'. A região é assim 'para apostar e aumentar' com parcerias a estabelecer com regiões de concelhos próximos da região centro, acrescentou.
O turismo náutico, o vinho e a gastronomia são as grandes apostas do novo presidente da Região de Turismo do Centro, para além de outras potencialidades como o 'turing' cultural e patrimonial, a saúde e bem-estar e o turismo de natureza.
O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, que deu posse ao novo presidente da Região de Turismo do Centro, afirmou que existe uma comissão a estudar a redução das regiões que deverá apresentar conclusões até ao final do ano.
A Região de Turismo do Centro é constituída por 24 concelhos, entre eles, a Figueira da Foz, Coimbra, Arganil, Cantanhede, Condeixa, Lousã, Miranda do Corvo." (As hiperligações foram acrescentadas)