quinta-feira, agosto 31, 2006

"Bagagem de mão"

"A ameaça de atentado terrorista, no passado dia 10 de Agosto, levou a que pela primeira vez fosse imposta a proibição de levar para bordo qualquer tipo de bagagem de mão.
Embora limitada ao Reino Unido e a voos internacionais de/para os EUA, esta proibição gerou uma grande preocupação junto daqueles que têm necessidade de viajar regularmente. Quem viaja frequentemente sabe quão importante é conseguir evitar filas para 'check-in' e poupar tempo nas movimentações em aeroportos. Sabe também quão essencial é poder levar para bordo consigo toda a bagagem de mão e, sobretudo, poder utilizar o computador para manter o trabalho em dia.
Felizmente, tal como se previa, o mercado ganhou e não foram necessários mais do que três dias para que o Governo inglês se visse obrigado a levantar algumas das restrições, passando a permitir o transporte de uma pequena mala de mão bem como telemóveis e computadores.
No entanto, e apesar da rápida capacidade de adaptação do mercado, nada será como antes, pois algumas dessas restrições são mesmo para ficar. Deixa assim de ser possível levar para bordo líquidos e o tamanho máximo da bagagem permitido é reduzido para metade, obrigando assim ao 'check-in' de bagagem mesmo em viagens de curta duração.
Face à ameaça real e permanente de terrorismo que a Europa enfrenta actualmente, será muito provável que estas restrições sejam alargadas a outros países e aeroportos. Tudo indica que os estados-membro da UE irão avançar brevemente com um novo pacote de medidas de segurança nos seus aeroportos." Assim se inicia um interessante artigo de opinião de Pedro Barata, Vice-presidente da BCD Travel EMEA (Europe, Middle East and Africa), publicado no Diário Económico e a ler na íntegra.