quarta-feira, agosto 30, 2006

"'Resort' do Douro sobe ao Governo"

De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, "A Douro Azul apresenta, na próxima semana, no Ministério da Cultura, o novo projecto para a construção de um hotel 'resort' de luxo em Mesão Frio, disse, à Lusa, o presidente do grupo turístico, Mário Ferreira. Depois de ter sido chumbado, em Outubro de 2005, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, por razões 'de preservação paisagística e ambiental', o novo projecto, já entregue àquele organismo em Janeiro, será apresentado em Lisboa, a pedido da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
Este pedido surgiu depois da polémica levantada por uma entrevista publicada no jornal Expresso, na semana passada, em que o presidente do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), Elísio Summavielle, garantiu que enquanto responsável pelo património inscrito nos bens culturais da Unesco 'não iria autorizar' construção naquele local.
Estas declarações, que surpreenderam Mário Ferreira, foram entretanto esclarecidas pelo gabinete do Ministério da Cultura, que tutela o IPPAR, que explicou que aquele responsável queria apenas referir-se ao rigor com que terão que ser avaliados futuros projectos no Douro. 'Foi um artigo alarmista que nos preocupou a nós e a todos os investidores interessados no Douro, mas agora estamos mais descansados e confiantes porque sabemos que o Governo está colaborante', diz Mário Ferreira. O empresário disse que recebeu também um telefonema do gabinete do primeiro-ministro em que lhe asseguraram que as declarações do presidente do IPPAR não passaram de um 'mal-entendido'.
O projecto da Douro Azul - orçado em 33 milhões de euros - foi o primeiro investimento contratualizado pela Agência Portuguesa de Investimento (API) para a região do Douro." (As hiperligações foram acrescentadas)