terça-feira, agosto 08, 2006

"AEA quer investigação europeia ao mercado de combustíveis para aviação"

O pressTUR noticia que "A Associação de Companhias Aéreas Europeias (AEA) apelou ontem para as entidades de regulação da concorrência investigarem os fornecedores de combustíveis de aviação, alegando que há cada vez indícios de práticas questionáveis em matéria de concorrência.
A AEA refere que em Junho as autoridades italianas multou os fornecedores de combustíveis para aviação em 315 milhões de dólares, por práticas contra a concorrência, e que, mais recentemente, na Austrian Airlines solicitou uma investigação à estatal OMV, que não só fornece combustíveis directamente às companhias aéreas como controla os fornecimentos às outras empresas de abastecimento de aviões.
'O sector já está a sofrer com os actuais níveis excepcionalmente altos dos preços dos combustíveis. A última coisa que precisaria era que esses custos fossem inflacionados por práticas comerciais anti-concorrenciais', salientou o secretário-geral da AEA, citado em comunicado da Associação.
A posição da AEA é de que os monopólios na cadeia de fornecedores de produtos e serviços à aviação devem ser desmantelados para que possa vigorar a mesma disciplina de orientação para o mercado que no sector do transporte aéreo." (As hiperligações foram acrescentadas)