quarta-feira, agosto 09, 2006

Em Portugal, "Governo admite opção de bares e restaurantes sobre tabaco"

Como revela um artigo da jornalista Ana Cristina Pereira no Público de hoje, "O Ministério da Saúde está disposto a recuar na sua pretensão de proibir o consumo de tabaco na hotelaria e restauração. Para se aproximar da opinião pública, admite agora a hipótese de dar aos bares, restaurantes, discotecas e hotéis a possibilidade de escolherem se o seu estabelecimento é ou não livre de fumo.
A abertura surgiu na sequência de uma sondagem anteontem divulgada. A maior parte dos inquiridos (70,7 por cento) considerou que a decisão de vedar o fumo na restauração e hotelaria deve ser tomada, caso a caso, pelos donos dos estabelecimentos. E apenas uma pequena parte (22,5) revelou estar contra a criação de zonas específicas para fumadores.
A opção já tinha sido defendida pelos empresários quando da discussão do anteprojecto de lei antitabagismo. Na altura, o Ministério da Saúde não acatou a sugestão. Desta vez, admite-a, conforme adianta o Diário de Notícias. O projecto final está em fase de conclusão e o ministro Correia de Campos deverá levá-la, em breve, a Conselho de Ministros. 'Está tudo em aberto', disse o porta-voz, Miguel Vieira, lembrando que a sondagem foi pedida pela tutela e que ela mostra, de forma clara, 'o sentido' da opinião pública."