sábado, maio 13, 2006

"Norte e Porto diferentes no turismo"

Segundo um artigo de Janete Pereira, também publicado no Jornal de Notícias de hoje, "Os 14 vereadores dos municípios do turismo da zona Norte reuniram, anteontem, na sede da Junta Metropolitana do Porto, na Avenida dos Aliados.
Até à data, havia duas associações que coordenavam o turismo do Grande Porto e da zona Norte - a Associação de Turismo do Porto e a ADETURN (Associação de Desenvolvimento do Turismo do Norte), respectivamente. No entanto, segundo o vereador da Câmara Municipal de Matosinhos, Nuno Oliveira, 'em vez de ser criada uma terceira 'organização', parece mais rentável aproveitar uma delas e fazer uma alteração aos estatutos, de modo a que possam estar presentes na Junta Metropolitana todos os concelhos'. 'A Câmara Municipal do Porto deixa de ser o principal motor e passa a ser a Junta Metropolitana', salienta.
Assim, a Associação de Turismo do Porto passa a liderar a promoção do turismo interno e externo, enquanto que a ADETUR fica responsável apenas pelo Norte de Portugal. 'Porque o Porto beneficia com o turismo do Norte, mas o turismo do Norte e do Grande Porto é muito diferente'. 'Trata-se de produtos turísticos muito diferentes em variados aspectos, e por isso parece-nos mais rentável separar as águas', conclui o vereador de Matosinhos." (As hiperligações foram acrescentadas)