sexta-feira, maio 12, 2006

"Polícias marítimos nas praias" de Portugal

De acordo com o PortugalDiário, "Quatrocentos e setenta polícias marítimos vão fazer cumprir as novas regras da época balnear, que incluem multas para banhistas que desrespeitem a 'bandeira vermelha', mas a aplicação da lei cabe, primeiro, aos nadadores salvadores, revelou hoje a Marinha.
O comandante Brás de Oliveira, da Marinha Portuguesa, revelou à Lusa que 470 efectivos da Polícia Marítima, distribuídos por 28 capitanias, vão fazer cumprir as novas regras a partir da abertura oficial da época balnear, a 1 de Junho.
Questionado sobre a eventual escassez de polícias marítimos, o responsável militar sublinhou que 'o nadador salvador é a entidade de segurança da praia'.
'É ele que informa os banhistas das regras da praia e só caso seja necessário é que usa a polícia marítima ou qualquer agente da autoridade para fazer cumprir a lei', acrescentou.
Portugal terá cerca de 4.500 nadadores salvadores aptos a serem contratados na época balnear, segundo o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN)." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está disponível em texto integral.