quinta-feira, maio 11, 2006

Luís Patrão confirmado como presidente do ITP. Jorge Umbelino como vogal, mantendo-se Frederico Costa e Maria José Catarino. Nuno Santos é a surpresa

Foi hoje aprovada a Resolução do Conselho de Ministros que exonera Orlando Carrasco, o segundo presidente do Instituto de Turismo de Portugal – criado em 2004 através do DL n.º 77/2004, de 31 de Março - que não perfez um ano no exercício do cargo e nomeia os novos Presidente e vogais do conselho de administração.
Luís Patrão, chefe de gabinete do Primeiro-Ministro, é, como há muito se esperava, o novo presidente do ITP. Jorge Umbelino, actual presidente do Inftur, foi nomeado como vogal assim como Nuno Manuel Oliveira dos Santos. Este último constitui uma enorme surpresa pelo facto de o seu nome nunca ter sido referido anteriormente e, sobretudo, por não lhe ser conhecida qualquer experiência relevante no sector. A nomeação decorre, ao que se julga saber, de uma relação de proximidade com Luís Patrão.
Alguma perturbação natural decorrente da inesperada nomeação, foi adensada pela circunstância de se pensar que Frederico Costa e Maria José Catarino, que vêm exercendo com reconhecida competência os respectivos cargos, também seriam substituídos.
Todavia, apesar de actualmente serem apenas três titulares – um presidente e dois vogais – a lei permite que o órgão disponha de cinco titulares (art.º 8º., nº 2 do DL n.º 77/2004), pelo que aqueles dois actuais titulares Frederico Costa e Maria José Catarino, se mantêm na plenitude do exercício das suas funções.