segunda-feira, abril 17, 2006

"Zona costeira em transformação" na Caparica (Portugal)

Como dá conta um artigo da jornalista Cláudia Veloso, no Público de hoje, "Entrou na semana passada em discussão pública, até ao dia 26 de Maio, o Plano de Pormenor das Praias Equipadas, mais uma área de intervenção do Polis da Caparica. Abrange uma área de 139 hectares, entre a Praia da Rainha e a Praia da Bela Vista, uma zona de paisagem protegida considerada de interesse geológico natural. Para os três quilómetros de frente de praias estão previstos novos acessos pedonais, a recuperação dunar - essencial para defesa das investidas do mar -, parques de estacionamento, apoios de praia e regeneração do sistema vegetal.
Tendo em conta a dinâmica costeira desta área, os equipamentos a instalar têm de ser preparados de forma a poderem ser reconstruídos ou relocalizados se o mar avançar.
O estacionamento nas praias da Cabana do Pescador, do Rei e do Infante será parcialmente aproveitado e nas praias da Rainha, do Castelo, da Morena e da Sereia manter-se-ão os lugares actuais. No total, o Plano de Pormenor prevê 2.569 lugares de estacionamento.
As acções de regeneração das dunas e do sistema vegetal vão obrigar à relocalização das actuais 15 licenças e concessões, que se encontram em áreas consideradas de risco. As regras para a tipologia de construção são as definidas pelo Plano de Ordenamento da Orla Costeira Sintra-Sado: construções ligeiras, sobrelevadas sobre estacaria, com apenas um piso e que tenham em conta a morfologia do local.
O percurso do comboio de praia será mantido, embora se preveja que, em dois ou três locais, haja via dupla para facilitar os dois sentidos e incentivar o uso deste meio de transporte, em detrimento do automóvel.
O Plano de Pormenor pode ser consultado no posto de informação da CostaPolis, na Junta de Freguesia da Costa da Caparica e na Câmara de Almada." (As hiperligações foram acrescentadas)