sexta-feira, abril 14, 2006

"Portugal candidato a receber cimeira mundial de turismo"

Nos termos de um artigo da jornalista Rita Siza, também constante do Público, "Portugal formalizou ontem em Washington a sua candidatura ao acolhimento da cimeira do próximo ano do World Travel and Tourism Council (WTTC), a maior organização independente do sector do turismo e viagens que congrega as empresas líderes mundiais, e cujo encontro anual terminou anteontem na capital norte-americana.
'A WTTC ganhou um interesse e notoriedade que há uma grande contenda pela organização do evento', observou ao PÚBLICO o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, que se reuniu ontem com o presidente da organização, Jean-Claude Baumgarten. A candidatura portuguesa foi a primeira a posicionar-se e, referiu o governante, 'foi muito bem acolhida, na medida em que todos os parceiros, Governo e iniciativa privada, estiveram em jogo'.
De acordo com Bernardo Trindade, a cidade de Lisboa reúne o conjunto de condições que o WTTC privilegia na decisão de localização da cimeira. 'Podemos oferecer um conjunto vasto de infra-estruturas, segurança e equidistância geográfica dos vários pontos emissores de delegados à cimeira', disse. Além de Portugal, pelo menos outros quatro países estão candidatos a receber a cimeira do WTTC de 2007: China, Dubai, Grécia e Espanha.
Na visita a Washington, precisamente para participar na cimeira do WTTC - Portugal fez-se notar com uma delegação que incluía o Governo, Instituto do Turismo, Icep e ainda vários agentes privados -, o secretário de Estado teve oportunidade de avaliar algumas das acções de posicionamento e promoção da notoriedade de Portugal como destino turístico que estão a ser tomadas no âmbito do Plano de Promoção Portugal-Espanha, assinado em Março.
'A nossa presença destina-se a alargar a nossa rede e a promover o país junto de um mercado que actualmente não está entre os maiores emissores de turistas para Portugal', referiu.
O fluxo de passageiros entre os EUA e Portugal ronda as 250 mil pessoas por ano. Mas, como sublinhou o presidente do Instituto de Turismo de Portugal, Frederico Costa, '42 por cento dos americanos que vão à Europa combinam dois ou mais destinos de países diferentes, pelo que a estratégia de promoção ibérica faz todo o sentido'." (As hiperligações foram acrescentadas)