terça-feira, abril 11, 2006

Em Portugal, "Luís Patrão ‘deixa’ José Sócrates e assume Instituto do Turismo"

Como dá conta um artigo dos jornalistas Gilda Sousa e António Costa, publicado no Diário Económico de hoje, " O Governo deverá nomear Luís Patrão, o actual chefe de gabinete do primeiro ministro, para a presidência do Instituto do Turismo de Portugal (ITP). Com a substituição da administração do ITP fica completo o quadro de dirigentes dos principais institutos do Ministério da Economia.
Basílio Horta, Jaime Andrez e Luís Patrão são os nomes eleitos para concretizar as alterações orgânicas que vão ter lugar na Economia, no âmbito do Programa de Restruturação da Administração Central do Estado (PRACE). À frente da futura Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), ficará Basílio Horta. Até lá, o ainda presidente da Agência Portuguesa para o Investimento (API) vai assumir a direcção do Icep - substituindo João Marques da Cruz - de modo a preparar a fusão entre as duas entidades, base da AICEP. Basílio Horta tem até final do mês para formar equipa. Um prazo que deverá coincidir com o do novo responsável pelo ITP.
Tal como na AICEP, no Instituto do Turismo é também preciso arrumar a casa, já que esta entidade vai integrar o Instituto de Formação Turística e funções da Direcção Geral de Turismo. Os dirigentes têm até Junho para elaborar as leis orgânicas, tal como no IAPMEI. Jaime Andrez, o actual presidente, mantém-se no cargo, mas têm também uma reorganização pela frente. O IAPMEI vai absorver competências da Agência de inovação e do INETI - Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação."
Este texto está acessível na íntegra.