sexta-feira, abril 14, 2006

"França já tem passaportes electrónicos"

Segundo o jornal Público de hoje, "A França vai começar a distribuir, a partir de hoje, os primeiros passaportes electrónicos, indispensáveis para entrar nos Estados Unidos sem necessidade de visto, anunciou ontem o Ministério do Interior.
Desde 26 de Outubro passado que os Estados Unidos exigem um passaporte que contenha dados biométricos numerados para entrar no território, ou, na sua ausência, um visto, que apenas é disponibilizado no Consulado dos EUA em Paris.
O início da distribuição dos novos passaportes, previsto inicialmente para aquela data, atrasou-se devido a um litígio com os sindicatos dos trabalhadores da entidade responsável pela emissão dos documentos, a Imprimerie Nationale. O atraso provocou longas filas para a obtenção de vistos no consulado americano em Paris e fez com que muitos franceses anulassem viagens para os EUA.
Os novos passaportes são 'electrónicos e não biométricos', sublinhou ontem o secretário-geral do Ministério do Interior, Daniel Canepa, durante uma conferência de imprensa para a apresentação dos documentos. Um chip agrupa todos os dados tradicionais (nome, apelido, morada, etc), tal como a fotografia numerada do seu detentor. Os passaportes biométricos, que conterão as impressões digitais numeradas, deverão começar a ser distribuídos o mais tardar em Abril de 2009, acrescentou Daniel Canepa."