terça-feira, abril 18, 2006

"Passaporte electrónico a partir de Setembro", em Portugal

Nos termos de um artigo da jornalista Sofia de Jesus, também publicado pelo Diário de Notícias, "Acabaram-se as fotos tipo passe, tiradas à pressa, antes de se fazer o passaporte. Agora, a imagem facial dos portugueses será recolhida e normalizada por uma máquina especial, sendo depois impressa no novo documento de viagem. Um chip com os dados biométricos do titular resume o resto da história. O novo passaporte electrónico português (PEP) é apresentado hoje e poderá ser pedido a partir do fim de Agosto, prevendo-se que os primeiros sejam emitidos em Setembro.
O novo documento - que tem desenhos de Júlio Pomar, design de Henrique Cayatte e apresentação oficial esta tarde, na Gare Marítima de Alcântara - surge na sequência do regulamento aprovado pela União Europeia no final de 2004, onde se definem as regras para os passaportes biométricos emitidos pelos Estados membros. O objectivo é dificultar eventuais falsificações, de modo a combater o terrorismo e o crime organizado."
Este texto está acessível na íntegra.

Por seu turno, um artigo de Valdemar Pinheiro no Jornal de Notícias dá conta que, entretanto, "Passaportes e BI portugueses eram falsificados na Tailândia"...