segunda-feira, abril 17, 2006

"MNE britânico emite aviso sobre 'risco iminente de colapso' da Varig"

O pressTUR noticia que "O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico publica na parte do seu site dedicada a informações aos viajantes uma aviso de que os consumidores que pretendam deslocar-se ao Brasil devem ter em conta o 'risco iminente de colapso' da Varig e 'considerar opções alternativas'.
O aviso foi emitido no passado dia 12 e começa por referir que a Varig atravessa 'sérias dificuldades financeiras' e que nas últimas semanas vários voos internos e internacionais têm sido cancelados ou atrasados. A informação acrescenta que a Varig é uma companhia privada e que o governo brasileiro já indicou que não vai financiar a sua recuperação. Há, portanto, 'um risco iminente de colapso', conclui.
A publicação deste aviso foi noticiada pela 'Folha de São Paulo' que também ouviu o actual gerente da Varig no mercado britânico e ex-responsável pela companhia em Portugal, Mário Bruni, que se insurge contra a inclusão na nota.
'O que eles fizeram não existe. Eles estão se baseando em quê? Teve algum dado oficial? Não teve. É especulação', disse Mário Bruni, citado pela 'Folha de São Paulo'.
A notícia acrescenta que Mário Bruni enviou um email ao Ministério dos Negócios Estrangeiros em que se queixa da publicação do aviso e solicita que o alerta seja revisto e seja colocado um novo texto no site.
Hoje de manhã o site do MNE britânico mantinha o aviso sob a indicação de 'ainda válido a 17 de Abril de 2006'.
O aviso do Foreign & Commonwealth Office sobre o Brasil diz ainda que os níveis de criminalidade e violência são 'elevados, especialmente nas maiores cidades', pelo que os visitantes devem permanecer 'vigilantes, especialmente quando saírem depois de escurecer'. No entanto, muitas das visitas ao Brasil ocorrem sem problemas, acrescenta.
O aviso também refere que o tráfico e uso de drogas é um 'problema crescente' e existem penalizações severas. 'Não se envolva', acrescenta.
Para ler na íntegra o aviso clique aqui: Brasil Travel Advice"