sábado, março 25, 2006

"Segurança aérea: OACI lançou ultimato aos países infractores"

De acordo com o Opção Turismo, "A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) lançou na passada quarta-feira - no mesmo dia em que a União Europeia adoptou a sua própria lista negra, de 92 companhias aéreas - um ultimato aos países infractores em matéria de segurança aérea, concedendo-lhes dois anos para resolver os seus problemas, caso contrário serão integrados numa lista negra.
Esta lista destinada ao público será divulgada no site de Internet da OACI a partir de 23 de Março de 2008, afirmou Assad Kotaite, presidente do Conselho da OACI, uma agência especializada da ONU com sede em Montreal.
A decisão de publicar a lista surge de um 'consenso' entre os directores da aviação civil de 156 países reunidos em Montreal.
Concretamente, os Estados membros da OACI aceitaram a publicação no site de Internet da Organização de um balanço das suas práticas em matéria de supervisão da segurança aérea. Este balanço vai reunir as grandes linhas de relatórios das auditorias detalhadas que os peritos da OACI realizaram em 181 dos 189 Estados membros desde 1999.
Os relatórios 'fornecem-nos meios de identificar as carências e as deficiências' em certos países 'e o nosso trabalho consiste em fornecer soluções para as resolver', sublinhou Kotaite.
Apesar da data limite de publicação dos resultados na Internet estar fixada para 23 de Março de 2008, a OACI convidou os seus membros 'a dar seguimento a esta decisão o mais rápido possível'." (A hiperligação foi acrescentada)