domingo, março 05, 2006

"Caça leva portugueses a investir no Uruguai"

Nos termos de uma crónica da jornalista Sónia Simões na edição de hoje do Correio da Manhã, "Quando Porfírio Santos, António Gameiro e Mário Silva chegaram ao Uruguai, há três anos, para uma semana de caça a convite de um amigo, encontraram o país num verdadeiro caos económico: o Produto Interno Bruto decrescera 10,5%, os salários baixaram, o desemprego subiu em flecha e os investidores estrangeiros retiraram muitos milhões de euros de depósitos em moeda estrangeira, chegando a levar alguns bancos à falência.
O cenário não amedrontou os três portugueses. Fascinados com o que consideraram o paraíso dos caçadores, decidiram investir dois milhões de euros numa estância que, todos os anos, pudesse acolher grupos de caçadores portugueses.
Da decisão à concretização passaram apenas quatro meses. Com mão-de-obra portuguesa e material uruguaio nasceu uma estância que dispõe de quatro suites e 14 quartos com casa de banho privativa, numa herdade de 52 hectares. 'Adquirimos uma empresa unipessoal, já formada – a Cazypesca – que estava localizada a 40 quilómetros de Trinidad, no Departamento de Flores (a cerca de 180 quilómetros da capital Montevideu). E reconstruimo-la a um quilómetro de Trinidad', disse Porfírio Santos,
Em três anos, já passaram 400 portugueses na Cazypesca. Este ano, tiveram a primeira experiência com um grupo de caçadores americanos, um mercado potencial.
O próximo investimento dos portugueses no Uruguai, que terá um valor de 2,5 milhões de euros, será na construção de um campo de golfe.
"