sexta-feira, março 03, 2006

"Moçambique: EUA financia desenvolvimento turístico no Norte do país"

O Diário Económico noticia que "A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID) e o governo moçambicano anunciaram hoje o lançamento em Abril de um programa de desenvolvimento turístico no norte de Moçambique, a região mais pobre do país.
O director da USAID, Jay Knott, disse que a sua instituição vai doar 4,6 milhões de euros para o desenvolvimento do projecto, com duração de três anos, no âmbito de um acordo assinado com o governo moçambicano, em Janeiro deste ano. Knott destacou que a iniciativa pretende 'gerar benefícios económicos, através da criação de empregos e captação de investimentos com a atracção de turistas para as províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado'.
O programa terá como focos a Ilha do Ibo e o Arquipélago das Quirimbas, na província de Cabo Delgado, e outros locais nas províncias vizinhas de Nampula e Niassa. 'O programa irá contribuir para a promoção do produto turístico do norte de Moçambique, através da criação de uma imagem turística de marca e sua comercialização', sublinhou o director da USAID em Moçambique.
O ministro do Turismo de Moçambique, Fernando Sumbane, reafirmou o empenho do governo na materialização do projecto, sublinhando a ênfase da iniciativa no desenvolvimento de infra-estruturas turísticas, criação de emprego e capacitação do sector privado. 'Pretendemos incidir o programa numa vertente de desenvolvimento sustentável, que toma em conta as preocupações com o ambiente, de forma a deixar um legado valioso às gerações vindouras da região norte de Moçambique', sublinhou Sumbana. Sumbana disse que o seu Ministério vai tentar mobilizar mais parceiros para o desenvolvimento do sector turístico naquela região, para que se tire o máximo proveito do potencial que o norte moçambicano detém." (As hiperligações foram acrescentadas)