sábado, março 04, 2006

"Pilotos da TAP confundem pista no Brasil"

De acordo com um artigo da jornalista Vera Lúcia Reigoso, publicado no Expresso Online, "Dois dos mais experientes pilotos ao serviço da TAP - os tripulantes dos voos de longo curso - aterraram, no dia 21 de Fevereiro, num caminho paralelo do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, convencidos de que era uma das pistas de serviço.
Ao invés dos habituais 45 metros de largura da pista, o Airbus 340-300 aterrou em 20 metros, sem que os 182 passageiros a bordo tivessem notado qualquer anomalia.
Apesar do erro dos pilotos, foi, ainda assim, a sua perícia que evitou o pior. Segundo tripulantes brasileiros, a aterragem - às 17h15 locais - aconteceu num dos momentos do dia mais movimentados naquele aeroporto, com várias aeronaves junto ao 'taxiway' em manobras para parquear ou para aceder à pista para descolar.
As autoridades aeronáuticas brasileiras também já abriram um inquérito para apurar responsabilidades. O incidente é raro na aviação mundial e terá sido motivado pelas más condições atmosféricas, obras numa das pistas e por falhas em instrumentos de ajuda - incluindo de precisão - daquele terminal"
Ao EXPRESSO, o porta-voz da companhia, António Monteiro, adiantou que o caso 'vai ser sujeito a uma averiguação técnica' e que os pilotos estão impedidos de voar até à conclusão do inquérito'. O afastamento temporário da tripulação é um procedimento normal das companhias nestas situações, mesmo 'quando a operação nunca esteve em risco ', como assegura o responsável."
Esta notícia esta disponível em texto integral.