sábado, março 11, 2006

"Autoridade Alimentar detecta irregularidades em 12 restaurantes do distrito de Lisboa"

Nos termos de um artigo do jornalista Carlos Pessoa, constante da edição de hoje do Público, "Os inspectores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram irregularidades em 12 dos 13 estabelecimentos de restauração ontem fiscalizados na região de Lisboa. Um deles foi encerrado por falta de licenciamento.
A Operação Baco foi levada a cabo por 34 brigadas, envolvendo um total de 70 elementos, que centraram a sua acção em seis concelhos do distrito de Lisboa (Sintra, Mafra, Loures, Odivelas, Oeiras e Lisboa). Peritos veterinários apoiaram o trabalho de campo, intervindo sempre que as situações encontradas exigissem a sua presença. As brigadas foram reforçadas com técnicos vindos de vários pontos do país, de modo a assegurar uma cobertura integral de todos os aspectos relacionados com o objectivo da operação.
Aquilo que se pretendia dos inspectores foi-lhes explicado ao começo da tarde de ontem por Lurdes Gonçalves, directora regional de Lisboa e Vale do Tejo da ASAE: verificar as condições de licenciamento e de laboração dos estabelecimentos, inspeccionar o modo de acondicionamento e armazenamento dos alimentos e o estado de higiene e salubridade geral dos locais visitados."
Pelo seu interesse didático, este texto foi transcrito para o + Lex Turistica.