terça-feira, outubro 25, 2005

Turismo sexual - Hotéis Código de Conduta.

O Jornal O Estado de São Paulo traz matéria da jornalista Silvia Campos sobre o painel que acontece no Rio sobre o turismo sexual no 2o Forum Mundial de Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável (Destinations2005). O tema será abordado por representantes internacionais e autoridades durante o evento.
"Historicamente, pensava-se que tratar deste tema era espantar o turista, mas não é", afirmou em entrevista o chefe do gabinete do Ministério do turismo Sidney Alves Costa. O Ministério vem tomando ações em relação à esse tema incentivando o empresariado a adotar Códigos de Conduta para reprimir a prática. São regras que ensinam por exemplo, como os funcionários devem lidar com um cliente que quer se hospedar num hotel com um jovem menor de idade sem documentação que comprove parentesco. Segundo Costa, isso já existe na Europa e o Brasil está fazendo uma adaptação para a realidade de cada Estado. Algumas redes internacionais de hotéis, como a Accor, a Marriot e a Atlântica, além de várias organizações de turismo, já estão adotando códigos de conduta no Brasil.
Para o Ministério do Turismo é importante mostrar que o turismo sexual não é rentável para os estabelecimentos, levando à perda de clientes.
Os ministros de países da América do Sul vão se reunir amanhã para discutir a criação de mecanismos de cooperação internacional contra a exploração sexual de jovens.

Fonte: Jornal impresso O Estado de São Paulo Caderno V5 de 25/10/2005.

Ver também post do Prof.Badaró neste Blog que aborda o problema.