segunda-feira, julho 25, 2005

"TAP vai apresentar nova proposta à Varig"

Adicionalmente ao aventado pelo próprio na entrevista ao Diário de Notícias, o jornal Público - Última Hora adianta que "A TAP vai apresentar um plano de recuperação da congénere brasileira Varig até final de Agosto, declarou o administrador-delegado da companhia aérea portuguesa, Fernando Pinto, ao jornal O Estado de São Paulo.
O gestor afirmou ao jornal que a empresa portuguesa planeia adquirir 20 por cento do capital da Varig até ao final deste ano, numa proposta que inclui a redução da participação da Fundação Ruben Berta dos actuais 87 por cento das acções para até dez por cento, com o seu 'natural afastamento' da gestão da Varig.
Fernando Pinto disse que a proposta incluiu o lançamento de obrigações da TAP para futuro encaixe dos recursos na Varig, nomeadamente no pagamento da dívida da empresa brasileira. 'Queremos comprar o endividamento da Varig no estrangeiro, reduzindo a dívida por meio de um aumento de capital', afirmou o gestor, que nos últimos anos conseguiu inverter a situação desfavorável da TAP.
O administrador-delegado da companhia portuguesa não avançou o valor do investimento, mas disse que o objectivo é adquirir a totalidade da frota da Varig, actualmente com 80 aeronaves."Estamos a analisar com potenciais investidores a possibilidade de eles participarem nos 20 por cento ou aumentarem esse investimento além dos 20 por cento, o que pode ser feito por meio de acções preferenciais sem direito a voto", disse."
Este texto está acessível na íntegra.