quarta-feira, janeiro 24, 2007

"TAP vai negociar mais voos entre Portugal e Brasil com o governo brasileiro"

Como dá conta um artigo do jornalista Tiago Silva no Diário Económico, "A TAP vai negociar com o governo brasileiro o aumento do número de frequências de Portugal para o país da América Latina, para onde está a voar com aparelhos 'praticamente sempre lotados', afirmou hoje o presidente executivo da transportadora.
Fernando Pinto, que falava aos jornalistas após um almoço-debate promovido pelo Clube de Empresários do Brasil, afirmou que 'em cálculos por alto', a TAP necessita de um aumento de frequências entre os 15 e os 20%, para fazer face ao crescimento do mercado. Um crescimento dessa ordem representa entre sete e nove novas frequências semanais, a somar às 47 por semana que a companhia já tem actualmente entre Portugal e o Brasil.
'Hoje mesmo, vou ter um encontro com o ministro brasileiro do Turismo, para avaliar essa possibilidade', disse Fernando Pinto aos jornalistas, reconhecendo as actuais dificuldades na marcação de voos para o Brasil. 'Voar com aviões lotados é tão mau ou pior que voar com aviões vazios, porque nos faz perder mercado', afirmou.
O reforço dos voos será decidido em função dessas negociações, que vão determinar igualmente se passará pela intensificação das actuais ou pela criação de novas rotas, mas Fernando Pinto considera que o lançamento de uma rota para Brasília 'é o alvo principal'.
Além das negociações com o governo brasileiro, o reforço dos voos para o Brasil está também dependente da aquisição de novos aviões, num mercado actualmente escasso.
A TAP está em conversações com duas companhias aéreas que estão a alienar aeronaves, mas tem cerca de uma centena de concorrentes, afirmou o presidente executivo."