terça-feira, dezembro 05, 2006

Na APAVT, "Provedor pede dados fidedignos"

Nos termos de um artigo de Ricardo David Lopes, publicado na edição de hoje do Jornal de Notícias, "O número de queixas recebidas este ano pelo provedor do cliente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT) deverá estabilizar em cerca de 800, em linha com o ano passado, revelou ontem Vera Jardim. Segundo o responsável, que falava no 32.º Congresso da APAVT, até 15 de Novembro entraram nos serviços do provedor 773 queixas, face a 825 em 2005. Este ano, foram apreciadas 548, tendo o provedor decidido a favor do cliente (o que implica geralmente o reembolso da viagem) na maior parte dos casos (258).
Na origem da maioria das queixas estiveram alterações de programas (114) e más condições de alojamento/transporte (113). Os atrasos em voos motivaram 74 reclamações, o extravio de bagagem 50 e as alterações de preço, publicidade enganosa ou pagamento excessivo resultaram em 38. Segundo Vera Jardim, 225 reclamações não foram apreciadas porque as agências em causa não aderiram ainda ao provedor, por ter passado o prazo de queixa (20 dias após o fim da viagem) ou porque optaram por reclamar junto da Direcção-Geral de Turismo. Ainda assim, na maioria dos casos, a responsabilidade das queixas é imputável não às agências, mas aos operadores que lhes vendem os pacotes turísticos, situação para a qual o provedor já alertara em Maio.
Jardim considerou 'expectável' que em 2007 as reclamações estabilizem estes valores ou subam ligeiramente, sobretudo porque 'os consumidores estão cada vez mais conscientes dos direitos'. 'Reclamam, e fazem muito bem', disse.
No início do próximo ano, Vera Jardim vai apresentar à APAVT várias recomendações, no sentido de 'melhorarem o valor acrescentado ao cliente". As agências, disse, devem "prestar informação tão fidedigna e completa quanto possível', acompanhar 'de tão perto quanto possível o cliente no destino', através delegados no local ou por telefone, e contribuir para a sua própria responsabilização enquanto agentes.
" (As hiperligações foram acrescentadas)