segunda-feira, novembro 06, 2006

"Novas regras de segurança perturbam voos europeus"

O Diário Digital dá conta que "As novas regras comunitárias de segurança aérea relacionadas com o transporte de líquidos em bagagem de mão que hoje começaram a ser aplicadas em resposta à ameaça terrorista causaram perturbações, embora limitadas, na maioria dos aeroportos da União Europeia.
Estas regras, que limitam a um decilitro os líquidos levados pelo passageiro para dentro da cabina, provocaram a formação de filas nos balcões de check-in, onde foi reforçada a segurança para revistar sacos e eram dadas explicações.
As perturbações foram sentidas em Portugal, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Alemanha, Holanda, Grécia, Polónia, Hungria, Finlândia e Dinamarca, sendo as medidas aprovadas pela UE extensivas à Noruega, Islândia, Croácia e Suíça.
Além das bebidas - água inclusive -, são abrangidas sopas, xaropes, cremes, loções, óleos, perfumes, vaporizadores, champô, gel, desodorizantes, pasta de dentes e frascos de compota, que têm de ser transportados num pequeno saco de plástico transparente e selado.
As medidas de segurança decorrem da descoberta britânica, em Agosto, do planeamento de atentados aéreos com recurso a líquidos inflamáveis."
Este artigo está acessível em texto integral.