domingo, novembro 12, 2006

"Capital Universal da Chanfana"

Nos termos de um artigo de Joaquim Almeida, publicado no Jornal de Notícias de hoje, "O município de Vila Nova de Poiares acaba de patentear a marca Capital Universal da Chanfana, junto do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Para além de slogan, o título passa agora a ser uma marca registada, uma iniciativa que partiu da Câmara Municipal, com o apoio da Confraria da Chanfana e também da Academia Nacional da Chanfana.
Ao JN, o juíz da Confraria da Chanfana, Jaime Soares, referiu que esta marca 'representa a afirmação de Poiares em termos mundiais, e mais ninguém pode ter essa patente'. A marca 'expressa a força de um prato gastronómico que é um valor da cultura popular e é a afirmação de que temos sabido preservar os valores dos nossos antepassados', disse.
Segundo Jaime Soares, também presidente da autarquia, 'Poiares está cada vez mais a afirmar-se como uma marca turística, com trabalho desenvolvido para levar a sua imagem cada vez mais longe'. 'Estamos atentos e temos que utilizar as nossas armas, pacíficas, para criar riqueza , atrair pessoas e fixar os jovens', adiantou. Quanto a uma eventual competição com concelhos vizinhos, nomeadamente Miranda do Corvo, Jaime Soares considera que 'pode haver concorrência, mas apenas para melhorar a qualidade, sem atropelar ninguém. A chanfana é um prato regional, feito em muitas terras limítrofes. Com a marca registada valorizamos também as potencialidades de cada terra'. 'É uma competição salutar', concluiu. Fátima Ramos, autarca de Miranda do Corvo e Real Decano da Confraria da Cabra Velha, considerou 'positiva' a iniciativa de Poiares. Lembrando que o seu concelho 'já tinha registado a Capital Nacional da Chanfana', disse que 'a existência de marcas dignifica e defende os produtos regionais'." (As hiperligações foram acrescentadas)