sábado, novembro 11, 2006

"Jovens vão viajar pelo país a preços especiais" em Portugal

Como adianta um artigo de Luís Garcia, publicado na edição de hoje do Jornal de Notícias, "A partir de Dezembro os jovens entre os doze e os trinta anos vão ter acesso a um cartão que lhes permite ficar alojados em Pousadas da Juventude e deslocarem-se nos comboios da CP a preços atractivos.
O cartão Intra-Rail, apresentado ontem pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, e pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, está disponível em duas modalidades - 'xcape' e 'xplore'.
O Intra-Rail xcape custa 49 euros com Cartão Jovem (CJ) ou 55 euros sem CJ e pode ser usado em viagens de comboio durante três dias, com uma estadia de duas noites em Pousadas da Juventude. Com o Intra-Rail xplore, o jovem pode viajar pelas linhas da CP durante 10 dias, com direito a nove noites nas pousadas, pagando 185 euros (159 com CJ). O utente pode usar livremente os comboios da CP dentro de uma de quatro zonas à sua escolha 'Algarve e Alentejo até Évora', 'Lisboa, Vale do Tejo e Alto Alentejo', 'Beiras' e 'Porto e Norte'.
Ana Paula Vitorino disse que a ideia do Intra-Rail é 'proporcionar aos nossos jovens que conheçam o país e os caminhos-de-ferro'.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, anunciou ainda que, em 2007, catorze novas Pousadas da Juventude vão ser abertas. 'Vamos remodelar oito pousadas e construir de raiz seis, num investimento de 29 milhões de euros', disse o secretário de Estado. Segundo Laurentino Dias, o investimento vai ser comparticipado em 75% pela União Europeia.
As novas pousadas serão construídas em Tavira, Aljezur, Vila Nova da Cerveira, Alijó, Espinho e Lousã." (As hiperligações foram acrescentadas)