quarta-feira, outubro 11, 2006

A terceirização do "concierge" nas Americas.

Uma coisa é o hotel terceirizar o estacionamento, outra coisa é terceirizar uma posição essencial que pode melhorar ou acabar com as férias dos hóspedes: a do "concierge". Mas é exatamente isso que, sem o conhecimento da maioria dos viajantes, alguns hotéis estão fazendo.
Depois de anos promovendo "concierges" que iriam desfazer as malas e providenciar massagens para os animais de estimação, algumas das maiores redes estão reduzindo custos e retirando os recepcionistas da maioria dos hotéis. O número de empregados de agências de turismo que ficam posicionados nas recepções, em vez dos funcionários dos hotéis, para guiar hóspedes a restaurantes, shows e serviços de transporte elevou-se muito. Esses "concierges" terceirizados podem ter uma função além de atender os hóspedes - vender ingressos o bastante para dar lucro a seus empregadores.
A terceirização dos recepcionistas está ficando cada dia mais comum, especialmente nos Estados Unidos.
Fonte: mídia impressa The Wall Street Journal Americas by O Estado de São Paulo,B14 texto de Hannah Karp com adaptações.