sábado, setembro 23, 2006

"UNESCO sensibiliza para desenvolvimento do património mundial africano"

O Turisver noticia que "O Centro do Património Mundial da UNESCO mostrou recentemente, durante a realização do 'TourismAfrica 2006', na Suíça, que está a desenvolver acções de sensibilização para o desenvolvimento do turismo em torno do património mundial africano.
O certame, que este ano decorreu pela primeira vez, reuniu durante quatro dias toda a indústria do turismo africano e decisores internacionais, para o desenvolvimento do turismo no continente africano.
A indústria turística naquela região do mundo tem conhecido uma expansão notável nos últimos anos, tendo registado em 2005, um crescimento de 10 por cento, prevendo-se o número de turistas passe dos actuais 25 milhões para os 77 milhões.
O 'TourismAfrica 2006', que contou com o apoio de várias instituições como a Organização Mundial de Turismo, o Banco Mundial, entre outros, ofereceu durante a sua realização, uma plataforma de debates em torno de problemáticas como o desenvolvimento, investimento e conservação do património.
Fóruns como o 'Património e diversidade em África' e ainda o 'Património Cultural, factor de desenvolvimento do turismo e da economia local' foram presididos pela chefe de secção africana da UNESCO, Elizabeth Wangari.
O certame contou ainda com a exibição de mais de 50 filmes sobre o património mundial, na sala de projecção do hall de exposições do Palexpo de Genebra. Os filmes apresentaram o valor universal que estes locais apresentam e que geralmente levam os turistas a esses locais únicos. O centro do património mundial encoraja um turismo responsável através da educação do público, tornando-o um actor maior no processo de preservação." (As hiperligações foram acrescentadas)