terça-feira, agosto 29, 2006

"40 unidades hoteleiras unidas pela Internet" no Marão (Portugal)

Como revela um artigo de Almeida Cardoso, publicado no Jornal de Notícias de hoje, "Quarenta unidades hoteleiras inseridas na área da Região de Turismo da Serra do Marão (RTSM) vão ficar ligadas em rede pela Internet a esta instituição. Trata-se uma iniciativa inédita e que vai envolver 12 concelhos das regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro e Baixo Tâmega.
O objectivo, segundo o presidente da RTSM, Armando Miro, é ter acesso a dados importantes para o sector, a nível de estatísticas, em relação às taxas de ocupação, número de camas, frequências, entre outros.
'Os dados que temos nesta área referem-se às dormidas do ano passado. Continuamos a ter dificuldade em fazer a actualização. O projecto está pronto a funcionar em Setembro e vai permitir-nos reunir dados diariamente, semanalmente ou mensalmente, para se saber quem dorme, quem esteve cá e as tendências de mercado', acrescentou.
Sobre a possibilidade de ser criado um Observatório Regional de Turismo, Armando Miro admitiu que essa estrutura pode vir a ser criada, embora duvide de se o trabalho em curso configure algo a que se possa dar esse nome.
Esta rede vai implicar que, ao fim do dia, cada estabelecimento envie os seus dados para a RTSM. 'É um trabalho para ser feito em comum entre hoteleiros e a Região de Turismo e julgo que todos vamos beneficiar; mas quem beneficia mais serão, sem dúvida, os operadores', concluiu.
Ficarão na rede as unidades hoteleiras de Mesão Frio, Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Baião, Amarante, Alijó, Sabrosa, Murça, Marco de Canaveses, Mondim de Basto, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto." (As hiperligações foram acrescentadas)