terça-feira, agosto 29, 2006

Em Leiria-Fátima, "Restaurantes apostam na certificação"

Também no Jornal de Notícias, Helena Silva dá conta que "Os restaurantes da Região de Leiria e Fátima estão determinados a apostar na certificação de serviços, por forma a dar maiores garantias de qualidade aos seus clientes. A decisão é acolhida com agrado pelo presidente da Região de Turismo, Miguel Sousinha, que considera a medida como 'um passo fundamental' para que a zona possa, num curto espaço de tempo, assumir-se como 'um destino de excelência' e, assim, atrair um turismo de maior qualidade.
'A questão da certificação da qualidade dos serviços prestados tem sido uma preocupação de algumas unidades hoteleiras, que conseguiram já essa distinção', explica o responsável, sublinhando que outras unidades, ainda não distinguidas, 'começam já a requalificar os espaços'.
Contudo, adverte, 'não é só o alojamento que atrai os turistas'. Por isso, havia a necessidade de alargar esse galardão da qualidade à comida e aos vinhos.
Na região, existem cerca de 800 espaços de restauração. Nenhum deles tem, segundo a Região de Turismo, os seus serviços certificados. 'Mas uma grande parte dos empresários demonstra vontade de avançar com a certificação, considerando tratar-se de uma mais-valia', explicou. A questão vai ser tema de um seminário, a realizar entre 2 e 10 de Setembro, durante o XIV Festival de Gastronomia de Leiria. Para o evento foram convidadas a Associação Portuguesa de Certificação (APCER) e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), de forma a esclarecer os proprietários de restaurantes sobre estratégias a adoptar." (As hiperligações foram acrescentadas)