domingo, julho 02, 2006

"Deco acusa hotéis de discriminarem crianças"

Nos termos de um artigo da jornalista Ângela Marques, publicado no Diário de Notícias de hoje, "Férias sossegadas não rimam com crianças. É pelo menos isso que parecem pensar algumas unidades hoteleiras que estão a proibir a entrada aos mais pequenos. A Associação para a Defesa dos Consumidores (Deco) alerta: 'Este tipo de oferta está a aumentar e o Algarve é a região onde mais se pratica.'
As queixas de adultos impedidos de levar crianças para hotéis e casas de turismo rural são cada vez mais, diz ao DN Jorge Morgado, da Deco. 'É ilegal e é uma violação dos mais elementares direitos constitucionais das crianças', afirmou à Lusa Luís Pisco, da mesma associação. 'São sítios destinados ao lazer e ao descanso, o que seria óptimo para as crianças. Impedi-las de entrar é uma forma de discriminação e não pode haver regulamentos de empresas que violem os direitos dos cidadãos, quer tenham mais ou menos de 18 anos', acrescentou.
Para Jorge Morgado, 'é uma questão de ética e de responsabilidade social'. Um hotel 'não pode apresentar essa proibição como um atributo'. E os clientes 'não podem exigir sossego se isso implicar a proibição da entrada de crianças nos hotéis onde passam férias'."
Este texto está acessível na íntegra.