terça-feira, junho 27, 2006

"AEA elogia Livro Branco dos Transportes"

O Turisver dá conta que "A AEA, Associação Europeia de Companhias Aéreas, elogiou a Comissão Europeia para os Transportes pela sua mais recente revisão do Libro Branco dos Transportes. O reconhecimento da industria aérea como essencial ao desenvolvimento ou de que a liberalização do sector tem sido benéfica aos consumidores são dois pontos em que a Associação elogia a Comissão.
'Estamos muito satisfeito por ver que o comissário Barrot considera o transporte aéreo como essencial para a competitividade europeia e a coloca no coração da Estratégia de Lisboa para o crescimento e criação de emprego'. As plavras são de Ulrich Schulte-Strathaus, secretário geral da AEA, e referem-se à recente revisão do Livro Branco dos Transportes, feita pela Comissão dos Transportes, presidida por Jacques Barrot.
No livro Branco estão expostas as principais prioridades políticas europeias para os transportes, que mostram 'um grau apreciável de convergência com os objectivos da AEA'. Do conteúdo do Livro Branco, a AEA destaca o sublinhado de que a liberalização do sector aéreo tem permitido aos consumidores aceder a melhores serviços a mais baixo preço no mercado europeu, e de que o chamado mercado interno europeu se deverá estender aos fornecedores da indústria aérea, nomeadamente aeroportos e navegação aérea. O reforço dos direitos dos passageiros em toda a indústria dos transportes, para além da aviação, é outro ponto em que a AEA se congratula com a posição da Comissão.
No entanto, para a Associação de Companhias, alguns pontos merecem preocupação. É o caso da sugestão de que o tráfego nos diferentes meios de transporte possa ser modulado com a ajuda da regulação de preços." (As hiperligações foram acrescentadas)