sábado, junho 24, 2006

"Voos de baixo custo entre Portugal e Palop"

Segundo o Jornal de Notícias de hoje, "O sector de aviação nacional está a estudar a criação de uma companhia aérea de baixo custo para ligações entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop). Segundo o presidente da Fundação Afro-Lusitana, António Vilar, 'há empresários portugueses ligados ao sector da aviação com projectos já feitos neste sentido'.
O presidente da Fundação disse estar a 'trabalhar com empresários no sentido de criar uma companhia low-cost que voe para os Palop', e acrescentou que estão empenhados em 'lutar pelo projecto 'porque se trata de uma questão de solidariedade nacional e de um país mais equilibarado e justo'.
António Vilar reconheceu que é uma iniciativa 'difícil', 'porque há muitos lóbis, interessados em que isso não aconteça'. Uma das justificações para o projecto é, na opinião do presidente da Fundação, o facto de os voos entre Portugal e Angola estarem 'sempre cheios', fazendo com que muitos passageiros fiquem em terra ou viajem via Frankfurt, Paris ou Madrid.
O conselheiro económico da Embaixada de Angola, em Portugal, Filomeno Ceita, considerou o projecto de 'difícil concretização'. 'Não acredito que a TAP e a TAAG queiram abrir mão de um negócio que têm em exclusividade', sustentou o conselheiro, recordando que 'há companhias que o tentaram durante anos e não conseguiram'."