quarta-feira, junho 28, 2006

Em Portugal, "Restaurantes chineses tentam recuperar clientes"

Nos termos de um artigo de Gina Pereira e José António Domingues, publicado no Jornal de Notícias, "Recuperar a confiança dos clientes, bastante abalada após a mega-inspecção sanitária realizada no passado dia 30 de Março em todo o país, e que ditou o fecho de 14 restaurantes chineses, foi o objectivo do jantar que ontem teve lugar no restaurante Hua Ta Li, aberto há 14 anos na Rua dos Douradores, na Baixa da capital. O presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carmona Rodrigues e Fontão de Carvalho, aceitaram o convite do embaixador da China em Portugal e participaram no evento. Objectivo 'Dar testemunho de que há restaurantes chineses empenhados em prestar um serviço de qualidade aos munícipes', justificou Carmona Rodrigues.
O presidente da Câmara considera que 'as inspecções são úteis para rectificar o que não está bem' e acredita que os cerca de 200 restaurantes chineses existentes na Área Metropolitana vão ultrapassar esta fase menos boa que estão a atravessar.
Choi Man Hin, presidente da Associação de Comerciantes e Industriais Luso-Chineses, explicou que, após a inspecção realizada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), 'alguns restaurantes sofreram quebras na ordem dos 50% e até mais'. 'Nunca tínhamos sofrido tanto, nem sequer quando houve o problema da pneumonia atípica', reforçou Zhu Chang Long, proprietário de três restaurantes em Lisboa, embora admita que a situação 'está a melhorar'.
O presidente da Associação de Comerciantes Luso-Chineses disse ser 'muito importante' que o presidente da autarquia tenha aceite o convite, embora admita que 'vai demorar algum tempo' até que os portugueses se esqueçam das imagens que viram na televisão."