quarta-feira, abril 19, 2006

"Pastel de nata em digressão europeia"

Segundo o PortugalDiário, "O café Martinho da Arcada, em Lisboa, será palco das celebrações do Dia da Europa em Portugal, a 09 de Maio, que incluem uma 'digressão' do pastel de nata por 27 capitais europeias.
A iniciativa 'Café da Europa', da responsabilidade da actual presidência austríaca da UE, vai decorrer nos 25 países comunitários e nos candidatos Bulgária e Roménia e pretende reunir os cidadãos em torno dos temas europeus, facultando informação sobre a União e permitindo-lhes degustar o que de bom se cozinha nos 25.
Sendo o café um local de relaxamento, convívio e debate, a Áustria decidiu reconstituir os 'cafés vienenses' frequentados por políticos, artistas e intelectuais nos finais do século XIX, considerando ser o local ideal para fazer chegar a Europa aos cidadãos, elemento 'essencial' para o sucesso do projecto europeu.
Em cada capital comunitária, os cidadãos poderão saborear especialidades nacionais e doces típicos dos outros países, numa iniciativa intitulada 'Doce Europa' que elegeu o pastel de nata como o 'ex-libris' da pastelaria portuguesa e como representante do país."
Este artigo está disponível em texto integral.